segunda-feira, 13 de outubro de 2014

INCENTIVO A CAPRINOCULTURA EM SÃO JOÃO DA BARRA

Projeto piloto vem sendo desenvolvido pela secretaria de Agricultura
 Desenvolvido pela secretaria de Agricultura de São João da Barra, o projeto piloto de Melhoramento Genético de Caprinos visa promover a diversificação das atividades da agricultura familiar e aumentar a produção de carcaça e leite entre as criações já existentes no município. A meta é substituir os métodos rudimentares e de baixa produtividade que hoje vêm sendo utilizados.
O projeto, de acordo com o secretário de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, foi iniciado a partir da doação de um bode puro sangue da raça Saanen à secretaria. Com o cruzamento do bode com animais mestiços, os produtores do município passam a possuir a raça da cabra leiteira mais criada no mundo.
A agricultora familiar Maria Vitória da Silva, 41 anos, mãe de três filhos, que reside no Lote 16, do Assentamento Pontinha, no 4º distrito, foi a primeira a ser beneficiada pelo projeto. “Desde quando morava na Fazenda Saco Dantas já criava cabritos da raça mestiça e agora, na Pontinha, através do melhoramento genético, estou conseguindo resultados mais audaciosos na venda do leite ou para corte”, declarou.

– Com a implementação do projeto piloto, surgiu uma linhagem de alta produção leiteira a partir da utilização de reprodutor puro de origem. Isso, sem dúvida vem contribuído para o aumento da renda familiar da agricultora Maria Vitória da Silva – destacou o secretário, que está articulando junto aos governos estadual e federal a aquisição de outros reprodutores para expandir o projeto em outras localidades.
O coordenador do projeto, João Teixeira, explica que a equipe do Programa de Sanidade Animal, participará na próxima segunda-feira, na Fazenda Estância Moxuara, localizada em Cariacica/ES, de um curso de capacitação para obter ainda mais conhecimento sobre a caprinocultura. “Com certeza traremos novos conhecimentos para serem aplicados no município”, comentou João que já presta assistência técnica orientando o produtor rural sobre o manejo adequado dos caprinos, bem como a construção de abrigos rústicos.
“O leite de cabra é realmente um dos alimentos mais perfeitos disponíveis para os seres humanos, pois sua estrutura química é muito semelhante ao leite materno, opção mais saudável do que o leite de vaca. Ele é rico em proteínas e excelente fonte de cálcio para fortalecer os ossos. Em caso de alergia ou intolerância ao leite de vaca, pode ser uma ótima alternativa para diminuir os sintomas e, graças ao elevado nível de potássio, é bom para o coração, regula a pressão arterial, reduz o risco de acidente vascular cerebral e ajuda a prevenir a aterosclerose”, finalizou João.
SECOM-SÃO JOÃO DA BARRA