terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Em audiência diretor confirma retomada das atividades

                   
Audiência debate investimentos e situação dos trabalhadores do Superporto do Açu
Investimentos e a situação dos trabalhadores no Superporto do Açu foram discutidos nesta   segunda-feira, 2, durante a audiência pública promovida pela Comissão Especial do Porto do Açu da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Na reunião, o diretor de implantação da LLX, Luis Baroni, confirmou a retomada e o crescimento das atividades.
 Baroni explicou detalhadamente a crise vivida pelo Complexo Portuário e reiterou a capacidade de recuperação do investimento.
 “O Grupo EIG conheceu o projeto do Superporto do Açu, veio até aqui, ficou 45 dias analisando o projeto todo. Depois da análise, o grupo reconheceu o grande potencial do Porto do Açu e adquiriu o empreendimento. Agora, a LLX é uma empresa do grupo EIG”, ressaltou. Luis Baroni ainda apresentou resultados de investimentos feitos pela empresa desde o início da implantação do Superporto. “Desde 2007, já foram investidos no Porto R$ 2,4 bilhões.  Já a LLX Minas-Rio já investiu quase R$ 2 bilhões e está para investir até 2015, mais 1,7 bilhão”.   O Complexo Portuário tem hoje  sete mil trabalhadores, sendo cerca de cinco mil da LLX. Desse total,  54%  moram na região.   A expectativa é que no meio do próximo ano o  número chegue a oito mil trabalhadores  nos  canteiros de obras.
  O deputado estadual Roberto Henriques, presidente da Comissão, reiterou a importância de se chegar a resultados e não apenas a teses sobre a implantação do Superporto. “Estamos analisando de forma pontual todo o processo de implantação do Porto do Açu e espero que no final de tudo a comissão tenha conclusões propositivas”, afirmou.
  Para acompanhar de perto as atividades do Superporto,  o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, Neco,  criou um Grupo de Governança Corporativa (GGC), composto pelas secretarias de Fazenda, Planejamento e  pelo Gabinete do Prefeito, além de ter o apoio de outros órgãos como a Procuradoria e a Ouvidoria. O objetivo é unificar o diálogo com os atuais e os futuros investidores, organizar o processo de  relacionamento institucional e estabelecer os marcos na relação com o empresariado. O chefe de gabinete Antônio Neves, secretários, vereadores da região, representantes da sociedade civil organizada e de instituições técnicas e de ensino estiveram presentes ao encontro. No dia 10 de fevereiro será realizada uma nova audiência, também na Câmara.



 
Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205